segunda-feira, 10 de agosto de 2009

módulo I - Atividade 7

PESQUISA / PROJETO

O verdadeiro vilão da dengue


Autor : Wesley Pereira da Silva
Co-autor(es): Cláudio Ernesto Sebata;
Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular : Ciências Naturais
Tema: Ambiente/ Ser humano e saúde
Aluno:1º ano do ensino médio
Duração: 3aulas


Recurso Educacional
Sala de informática, programas de edição de texto nos sistemas Windows e Linux; papel sulfite, cartolina, lápis de cor, pincéis atômicos, canetas esferográficas,revistas, livros didáticos, Computadores, Máquina fotográfica digital.
Banco de informações utilizados para pesquisa: Página do RIVED e os sites:
http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=346&sid=32
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/926/187.swf
Conteúdos trabalhadosLíngua Portuguesa e Ciências e saúde

Justificativa:
No projeto O verdadeiro vilão da dengue, o professor Wesley teve o interesse de despertar nos alunos a preocupação com meio ambiente que vive em relação ao transmissor da Dengue Aedes egypti e as conseqüências que a doença pode causar, podendo levar até a morte. Devemos ser conscientes, que é nossa obrigação como cidadão, fazermos campanha para evitar a dengue no nosso município, deixar a cidade limpa e prevenida contra o mosquito, pois esse procedimento que depende de cada um de nós.
Podemos realizar está divulgação através de planfetos,carta zes e os meios de comunicação são muito importantes, porque devemos ter conhecimento sobre a história, mosquito, doença quais os sintomas e orientações para o tratamento, deixar a cidadania consciente do seu papel como ser humano.
O ponto fundamental nesse projeto é educar os alunos para mudanças de hábitos e atitudes. Que sejam organizadores e abracem esta causa, desta forma estarão evitando uma proliferação da dengue na cidade e outras doenças, assim seremos sempre colaboradores das nossas gerações futuras.

Objetivos
• Conhecer o Aedes egypti – histórico, transmissor, ciclo de vida;• Identificar os principais sintomas da dengue;• Identificar as principais formas de prevenção e tratamento da dengue
Desenvolvimento:
1º Passo:
Na sala de aula, perguntar a turma se todos conhecem a dengue e como podemos evitá-la? Haverá inúmeras respostas, e após ouvi-las, faça então um desafio – solicitar a pesquisa sobre os seguintes tópicos: Dengue: histórico, mosquito, doença;Combate: como combater a doença e preventivo; Tratamento: os sintomas e orientações para o tratamento; Em seguida, comunicar que a aula será no laboratório de informática (ambiente informatizado) e que o trabalho será desenvolvido em duplas .
2º Passo:
Pedir para cada grupo explorar o atalho do programa sobre dengue (já devidamente criado) ou se preferir, sugestionar que os alunos acessem a página do RIVED , dar prazo de 30 minutos para acessar todo o programa. Caso seja necessário, orientar os alunos quanto à compreensão dos conceitos apresentados no programa. Após o término do prazo pedir aos grupos para acessar o item teste para fazê-lo (lembre os alunos a raciocinarem ao escolherem a resposta – falso ou verdadeiro – e que não devem chutar a resposta). Pedir aos grupo que eles devem fazer esse teste somente uma vez e aguardar o professor(a), anotar o resultado.
3ºPasso
Em seguida, pedir para a turma fazer um círculo e discutir novamente o assunto (brevemente), reiterando as perguntas feitas no início da aula. Solicitar a participação de todos e incentivando-os a responder tais questões. Essa discussão deve durar, no máximo, 30 minutos.
4º Passo:
Para a finalizar o assunto, pedir que cada grupo elabore um folder, cartilha e/ou cartaz sobre o assunto. Para um maior aprofundamento do mesmo, você poderá sugerir que eles façam uma pesquisa na internet sobre o assunto (veja recursos complementares – sites) digitando “dengue” ,http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=346&sid=32 (já com atalho no desktop) para obter maiores informações sobre a dengue.
Solicitar que o grupo elabore um folder sobre o assunto poderão introduzir, neste momento, o conceito de frases, parágrafos, etc., ou seja, conceitos ligados à Língua Portuguesa. Além disso, faz-se necessário especificar assuntos para a montagem do folder, ou seja, você, professor(a) deve criar/elaborar a estrutura do folder.


Atividades complementares:
Você pode discutir o que o Governo Brasileiro, o seu governo estadual/municipal/distrital e o que você estão fazendo para evitar proliferação da dengue na sua cidade;
Propor que os alunos façam uma campanha para evitar a dengue na sua cidade/município/cidade (por meio de uma campanha na comunidade escolar e/ou, na reunião de pais, cada turma irá conscientizar os pais da turma ao lado sobre esta questão e/ou outra atividade social);
Expor todo o material produzido na feira de ciências.

Avaliação
A avaliação fica a critério do professor, mas neste projeto a avaliação do aluno pode ser feita das seguintes maneiras:1. Discussão sobre o assunto na turma;2. O grupo pode realizar o teste proposto no programa (possui dez questões)3. Elaboração de um cartaz/folder no computador sobre o assunto pelos alunos (utilizando programas de edição de texto nos sistemas Windows e Linux);

Conclusão:
No final do projeto percebi a quantidade de informação que o aluno pode adquirir, enriquecendo seus conhecimentos, ser mais um cidadão crítico com argumentos para lutar pelos seus ideais e preservar seu município contra a sujeira e doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLITA SEMPRE ISSO !!!!!!

>
Gifs Animados