terça-feira, 25 de agosto de 2009

Portfólio

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC




Turma 06 – Tutora Maria Melo –
Inocência Pólo Três Lagoas Unidade II
Aluna:Silvana Cristina Soares
Portfólio
Módulo I
É importante ressaltar neste início do primeiro módulo “Tecnologia na sociedade, na vida e na escola” , pude refletir sobre esse assunto desenvolvendo as seguintes atividades:
Na Atividade 1, um relato sobre meu papel de educadora, descrevendo as experiências cotidianas em minhas aulas, e a cada dia estou aprendendo sempre, sendo assim uma eterna aprendiz.. A segunda e a sexta atividade, foi um registro no Diário de Bordo sobre a tecnologia na escola e na sociedade, onde relatei como a tecnologia esta inserida na vida da sociedade em todos os aspectos profissinais, lazer,etc....
No forúm 2, assisti o vídeo do Professor Ladislau onde depois foram comentado a opinião diálogos dos colegas, sobre as atividades e depoimentos do professor Ladislau, expondo a importância da tecnologia na educação.
Atividade 4: Aprendemos montar slides citando as tecnologias existentes na escola e a maneira que usamos .Achei interessante, porque notamos que nossas aulas podem ser enriquecidas a cada dia , com recursos tecnológico e enriquecendo a aula e o conhecimento do aluno. Gostei muito da apresentação em PowerPoint.
Atividade 5 , pesquisei no Portal do Professor, e escolhi a aula O verdadeiro vilão da dengue, gostei porque teve o interesse de despertar nos alunos a preocupação com meio ambiente que vive em relação ao transmissor da Dengue Aedes egypti e as conseqüências que a doença pode causar, podendo levar até a morte.
Atividade 7, pesquisei um projeto sobre PESQUISA / PROJETO : O verdadeiro vilão da dengue onde utilizei tecnologias, sala de informática, programas de edição de texto nos sistemas Windows e Linux, computadores e máquina fotográfica digital, gostei e gostaria de aplicar com meus alunos, porque achei muito produtivo.
Enfim, na atividade 8, fiz uma síntese do projeto pesquisando O verdadeiro vilão, em slides, para ser apresentado no encontro presencial.
Este primeiro módulo foi muito, pois aprendi várias atividades para aplicar em minhas aulas, no início tive dificuldades, pois não tive muito acesso ao computador na aula, porque tinha multa pessoas no período noturno. Montar os projetos em slides foi a das atividades que mais me chamou a atenção....
Módulo II
Na Unidade 2, inicie com a pesquisa no internet hipertexto conhecendo e aprofundando o tema sobre hipertexto, hipermídia, onde conheci a wikipédia, um dicionário virtual, distingui o hiperlinks explorando, pesquisei vários temas, mas o que mais me chamou a atenção foi a pesquisa sobre LIBRAS (linguagem brasileira de sinais), pois está relacionado ao meu coditiano, posso ampliar meus conhecimentos e transmitir aos meus alunos.Achei muito interessante trabalhar com hiperlink.
Na atividade 2.1- A e B. Editei um pequeno texto, descrevi minha experiência de navegação.
A Atividade2.3, no Fórum, realizei troca de comentários das atividade dos colegas, onde fiquei muito feliz por atingir meu objetivo e poder compartilhar aos meus colegas do curso.
A atividade 2.4, é a realização e concepção de meu portfólio. Adaptando as informações adquiridas pela tutora Maria Melo nos encontros presenciais e a distância do curso, estou criando o Hiperfólio, ou seja, um portfólio com hipertexto.
Na Atividade 2.5 é programado a realização da atividade em dupla.Instituimos no Centro Educacional "Professora Alanira Benedita de Paula Brito" -APAE, o planejamento e desenvolvimento de três projetos, inserindo as disciplinas de Matemática e Português,tendo a participação das professoras Neuzimar, Dilna, Moralda e eu, da coordenadora Lucimara e da Diretora Maria Amélia, no decorrer da aplicação deste projeto, sentimos muita alegria em notificar a satisfação e alegria dos alunos.
Na atividade 2.6, esta atividade foi realizada na prática primeiramente aos alunos e fixar os números através do jogo de boliche, depois imprimimos desenhos relacionados a quantificação, os alunos pintaram e escaneamos e montamos no PowerPoint , linkando ao site.O segundo passo, fomos para sala de tecnologia. O aluno deveria reconhecer o seu desenho pintado e clikar em cima, assim abrirá a página de exercicíos , linkada no site discorykidsbrasil,onde o aluno desevolveu com grande júbilo. Estes momentos foram registrados através de fotografias e postada na biblioteca.
Módulo III
Atividade 01, assistimos o vídeo “Saltos no Tempo”, do Bloco do Passo e depois divulgamos no Diário de Bordo, que é possível desenvolver na escola um trabalho em equipe através da Educação Digital, porque quando trabalhamos em equipe unimos as experiências de diferentes alunos, ampliando os conhecimentos e compartilhando, assim, fazer a diferença nas aulas, sair do planejamento rotineiro, ministrando uma aula de qualidade e atingir o sucesso.
Na atividade 3.2, assisti os vídeos Minhoca, Praça da luz,Vidas no lixo, etc. O que realmente chamou a minha atenção foi do vídeo 10 centavos, encontrado no site http://www.portacurtas.com.br/index.asp, tal situação ressalta a luta de uma criança na grande São Paulo para sobreviver, onde apenas R$0,10 fazia muita diferença na sua alimentação e no meio de transporte.Fica claro que neste momento, a humanidade precisa sensibilizar com o sofrimento destas crianças, principalmente o governo e dar oportunidade para que essas possam ter modificar a sua história. O vídeo ainda mostra através daquela criança, que não importa a condições financeira , mas a índole do ser humano “vem do berço”, apesar da dificuldade que ele encontrou, não pensou em roubar, porém trabalhar nas oportunidades que apareciam, ainda pagou os R$0,10 que estava em débito no restaurante.È essencial repassar aos nossos alunos, a importância da valorização da situação os pais lhe oferecem, batalhar por seus objetivos mesmo diante dos obstáculos e permitir que o caráter de uma pessoa digna flua constantemente em sua vida.
Módulo IV


No módulo 4.1, foi a aplicado o tema “ Identificação de Mudanças”, no encontro presencial lemos a entrevista de Pedro Demo sobre o tema “ Os desafios da linguagem do século XXI, para aprendizagem na escola”, considerando as o uso dos computadores e internet nas atividades curriculares, se haverá mudança em nossa atuação docente e o que mudará em relação a isto, qual o aspecto que irá requerer mais atenção Poe nossa parte como professora e poderemos criar novas estratégias que potencializam a aprendizagem de nosso alunos, onde formamos duplas, eu e a minha amiga Dilna, elaboramos uma síntese, relatando argumentos sobre as diferentes formas do aluno aprender, postamos no Diário de Bordo.
Na atividade 4.2, acessei o Fórum “ Possibilidades de contribuições das tecnologias” e expliquei as características das tecnologias de informações e comunicações, relatando as contribuições significativas e integrar na nossa prática pedagógica e contribuir, expor comentários aos dos colegas para reflexão coletiva.
Na atividade 4.3/4.5, entrei na Biblioteca: Material do aluno, nosso grupo elaboramos um plano de aula para o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos com uso das tecnologias solicitadas de acordo com o Portal do Professor, desenvolvemos ações de modo integrado com conexão de distintas linguagens ( sonora, imagéticas, hipermídias, escrita)atendendo aos diferentes e estilos para atingir o nosso objetivo e somente a Maria Amélia, como líder do grupo praticou a postagem.

Na atividade 4.6, após desenvolvimento do plano de aulas, registramos no Fórum” Relatos e projeto de trabalhos”, com o tema “ Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo,primeiramente foi desenvolver o Plano de aula, segundo registrar no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” as atividades desenvolvidas pelos alunos, estratégias e conhecimentos, atitudes e habilidades mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas. Cada
cursista deverá aplicar o seu comentário , dos fatos praticados pelos líderes dos grupos. Realizando troca de experiências do desenvolvimento do plano de aulas, mediante a este comentário o cursista, poderá aproveitar e enriquecer o projeto, modificar o e postar novamente. Para concluir, o plano de aula deverá ser publicado no Portal do Professor.
Na atividade 4.7, o cursista realizará a leitura dos artigos encintados nos links:

http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/Desafios%20_e_possiblidades.pdf
, após a leitura, distinguir as conceitos fundamentais em relação as perguntas: O que é currículo? Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? Depois expor comentários no fórum: “Conceito_Curriculo e TIC”.

Concluindo, na atividade 4.8, a finalidade era navegar no Portal do professor, na seleção “ Interação e Colaboração”, e explorar diversas áreas abertas para a interação e Colaboração como: Chat, blogs, seminário on-line e inovações interativas. Em seguida descrever a experiência com projeto usando tecnologia no currículo na área intitulada “Relato de Experiências”. Para complementar, ler os Relatos postados nessa área, conferir se têm outros relatos com o mesmo conceito do desenvolvimento de projetos curriculares com o uso de tecnologias e interpretar explicando aos que mais existir interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLITA SEMPRE ISSO !!!!!!

>
Gifs Animados